quarta-feira, 25 de março de 2009

Salada, que vale por uma Refeição

.

Nestes dias (e não só!) de calorão, uma salada nutritiva, fresca e saborosa, é tudo de bom!

Outro dia, foi a vez desta: folhas verdes com frango, abacate e gorgonzola. Perfeita.
O cremoso e delicado abacate, com o crocante das folhas fresquinhas, o sabor marcante do queijo e do tomate, o franguinho macio e perfumado e os croutons crocantes por fora porém ainda macios por dentro.... hummmm, excelente! Acompanhados de um molhinho 10, foi uma combinação de texturas que ficou fantástica!


Que tal?

Folhas verdes
Tomatinhos cereja grelhados com azeite e ervas frescas
Lascas de peito de frango cozido em caldo de frango caseiro
Lascas de abacate
Cubinhos de queijo tipo gorgonzola
Cebolinha picada
Croutons de pão integral

Molhinho especial
Aceto balsâmico
Azeite de oliva extra-virgem
Mostarda de dijon
Queijo tipo gorgonzola esmigalhado

Faça uma cama com as folhas – eu fiz com alface mimosa e agrião; coloque lascas de franguinho, de abacate, os tomatinhos, uns cubinhos de gorgonzola e uns croutons. Salpique a cebolinha.

Prepare o molho:
Em uma vasilha pequena, misture o vinagre com a mostarda com um fouet (ou 2 garfos); sempre misturando, acrescente o azeite em fio, até emulsionar bem. Coloque o queijo e misture bem. Se achar que deve, tempere com sal e pimenta.

Na hora G (um pouquinho antes da hora H) regue a salada com o molho, misture bem, sirva-se e deguste em seguida, feliz da vida!
(Como vocês podem ver, eu utilizo pouco vinaigrette na salada; regue a sua de acordo com sua preferência...).
.

21 comentários:

Unknown disse...

Laurinha, aqui em casa uma salada dessa com certeza é uma refeição tranqüilamente. Adoramos folhas. Amiga, essa idéia do abacate é ótima.

Beijão

* Jo * disse...

eu adoro saladinhas apetitosas como essa! =)

beijinhos!

argas disse...

Adorei a salada...sem dúvida faz uma refeição :)

Kinha disse...

Laura,
A salada tem uma cara ótima!!
Pronto! jà tenho meu cardápio de sábado (pq só no final pra ter tempo de cozinhar...)
O escondidinho da Lú e de entrada sua salada. hummm! Acho que vai ficar muito bom.
Adoro cozinhar, mas gosto de cozinhar fora do trivial, entende? ;)
TEnha um bom dia.

Marly disse...

Bom dia lady 'L',
Quem dera eu pudesse encontrar uma saladinha dessa já pronta em minha geladeira na hora do almoço. Dela eu só tiraria o abacate (que eu adoro, aliás). É que estou querendo perder uns quilinhos!
(só tenho beliscado as receitas que venho postando!)
Beijinho.

Marcia Gullo Tiberio disse...

Sabe Laurinha eu nunca comi frutas como manga e abacate com folhas verdes...já vi muitas receitas sobre isso, será que fica bom mesmo??? Vou experimentar e depois eu conto se gostei, ta bom???
Bejus linda e tenha um otimo dia.

Nana disse...

Laurinha, depois de tuda a comilança de domingo, temos que entrar no regime né rs
Bjss querida e obrigada.

*-...-* Ana Anita *-...-* disse...

Pra mim perfeita...

bjsssssssssss

Silvia Arruda disse...

Com uma salada dessas, realmente não preciso de mais nada. Adoro!!

risonha disse...

Calorão onde?
Aí, só pode... por cá o calor ainda não chegou.
Mas eu beliscava essa salada sem sacrifício.

Olívia disse...

ai laurinha, eu preciso de mais verde na minha vida e menos lacto-coisas-que-engordam!
beijoca

Beatriz Belliard disse...

esta salada com certeza esta uma delicia com estes ingredientes ! Aqui por enquanto continua frio, ja nao aguento mais este inverno tao longo, e ja é primavera e o frio continua. Nao vejo a hora de um veraozinho quentinho para comer saladinhas assim ! bjocas

Iliane disse...

com essa sua saladinha..não preciso mais de nada para ser feliz..amo..adoro uma boa salada completa como essa sua..tudo de bom..bjus

ameixa seca disse...

Srm dúvida que é uma refeição principal com esse frango pelo meio! Excelente :)

Sylvia disse...

E o tipo de salada que adoro. Aqui também esta u calorao

Bjs

Paladares da Isa disse...

Já começa a apetecer umas saladinhas como essa ;)
Bjos

Laurinha disse...

Ana, gosto muito de frutas em saladas... vou variando conforme a estação!

Joana, eu também, acho saborosa... e nutritiva tb!

Argas, obrigada!

Kinha, é ótimo variar... sempre é bom dar uma chance para as novidades!

Marly, well, então é bom não abusar... mas um tantinho pode!

Marcia, olha, eu adoro! Desde as cítricas, as 'cremosas'... conforme a estação, as frutas vão mudando...

Nana, então, uma saladinha como esta é tudo de bom!

Anita, oba, então puxe a cadeira, vamos comer juntas?

Silvinha, bom, se quiser, pode ter uns croutons para acompanhar...

Risonha, pois é, tivemos uns dias super calorentos por aui!

Olívia, OK, faça sua escolha!

Bia, qdo o calor aqui está demais, sempre me lembro de vocês que estão do outro lado do equador...

Iliane, eu tb! :DD

Ameixinha, e pode-se variar as folhas, a carne, o tempero/molho, as frutas...

Sylvia, imagino.... um das vezes que fui para BUE, o calor estava simplesmente insuportável... pegamos uma onda de calor 'daquelas'!

Isa, que bom que o frio maor já está indo embora, né não!

Beijinhos a todas!!!

Nani disse...

Menina essa sua saladinha esta de encher os olhos!
Beijos

Tânia disse...

Um "petáculo" sua salada....agora chamar de saladinha é sacrilégio!!
Para mim é a comida dos deuses! Amei! Vou clonar aqui....rs
beijinhos

Fabi disse...

Laurinha, eu adoooro saladas assim, e ultimamente é só o que temos no jantar, na nossa luta com a balança!!! Então estas saladas incrementadas são ótimas!

Vans disse...

Hummmmmmmmmm substitui o frango (pois não gosto) por um pouquinho de atum e me matei de tanto comer!!! ADOOOROOOO salada!

Que blog gostoso, hein? Estou seguindo JÁ! Dê uma passadinha no meu http://bistrohermanos.blogspot.com/ e vamos trocar receitas!!!