sexta-feira, 20 de março de 2009

Pão com Ervas Frescas

.

É um pão típico do norte da Itália, aromatizado com ervas frescas. Colhi as minhas na hora de serem lavadas/picadas/adicionadas na massa… manjericão, tomilho e alecrim. Hummmmm, que aroma bom!

A massa preparei na batedeira, com o batedor pá. É bem úmida! Por duas vezes vim conferir a quantidade de farinha... oh, dúvida cruel! O dia não está muito úmido...., será que minha farinha de trigo tem mais umidade do deveria?...medi a água certinho? ... quasiquasi coloquei mais farinha... só não o fiz porquê só vinha à mente, como um pop-up, que se eu o fizesse, ‘arruinaria a minha massa’...

Na hora de 'fazer' os pães, enfarinhei bem as mãos, e com super cuidado, sem apertar a massa, fui moldando, enrolando... super pegajosa... mas deu tudo certo. UFA!

Este pão assando, gente, é um perfume só! Que delícia!!! O azeite, a ricota temperada e a mostarda já estavam à postos... :DD. Em fila vieram o pimentão assado, uns tomatinhos grelhados com azeite, alho, balsâmico.... fantástico! Aliás, o pão sozinho sozinho, sem acompanhamento, é uma delícia também! Super macio, com uma casquinha fininha deliciosa.... será repetido outras vezes, com certeza.



Experimentem!! Ah, e para quem gosta, dá para caprichar nas ervas. Fiquei com receio do alecrim 'roubar' a cena, digo, se sobrepor às outras ervas, que nada, o sabor do pão é bem suave... uma delícia! No dia seguinte, o arma das ervas fica um poquinho mais presente, ainda que bem leve. E bem macio ainda!




Original aqui. Abaixo, como eu fiz.

1 colher (sopa) de manjericão fresco, picado
1 colher (sopa) de tomilho fresco, picado
1 colher (sopa) de alecrim, picado
350 ml de água
2 tabletes de fermento biológico fresco – total 30 g
400 g de farinha de trigo especial para pães
100 g de farinha de centeio
50 g de azeite de oliva extra-virgem
1 ½ colheres (chá) sal


Dissolva o fermento na água e acrescente os demais ingredientes (exceto as ervas); misture com uma colher e coloque na batedeira, com a pá, para misturar/sovar, por cerca de 6-8 minutos, até que a massa fique elástica – use velocidade baixa no início, subindo para média no final da sova. Acrescente as ervas, bata mais uns 2-3 minutos.
Coloque a massa sovada em um recipiente levemente untado, cubra com papel filme e deixe crescer em local livre de correntes de ar, por cerca de 1 ½ a 2 horas – ou até que dobre de volume.

Prepare uma assadeira com papel manteiga, polvilhado com farinha de milho em flocos;
Dê um soquinho e vire a massa em uma superfície levemente enfarinhada. Divida-a em 4 partes iguais.
Com cada uma, faça um rolinho, de cerca de 35cm de comprimento. Com 2 rolinhos, faça um pão torcido, beliscando bem as pontas para que não se soltem. Coloque o pão sobre a ‘cama’ de farinha de milho. Faça outro pão com os 2 rolinhos restantes e coloque-o também na assadeira.
Cubra os pães com papel filme e deixe-os crescer, por cerca de 30 minutos a 1 hora.
Pré-aqueça o forno a 220ºC.
Verifique se já cresceram o necessário: enfarinhe levemente 1 dedo e pressione-o levemente sobre o pão; se a depressão voltar à posição original rapidamente, deverá crescer mais um pouco. Se a depressão retornar lentamente à posição original, pronto, já pode ir ao forno.
Coloque uma assadeira no assoalho do forno. Deixe à mão uns cubos de gelo.
Abra a porta do forno, coloque os pães na prateleira central, e o gelo, na assadeira; feche a porta do forno rapidamente, porém com delicadeza...
Os pães estarão prontos, assados, lindos e perfumados, em 25-30 minutos!



Deixe-os esfriar sobre uma gradinha; quando estiverem morninhos, já poderão ser consumidos.
.

29 comentários:

Gourmandisebrasil disse...

hum...já faz tempo que jantei...que ervas frescas que tenho em casa?
bjos

* Jo * disse...

para mim, uma das melhores coisas é cheirinho de pão fresco em casa... esse com ervas frescas parece delicioso!
ps.: eu e o namô fizemos uma pequena hortinha no apto... tá difícil esperar que as ervinhas cresçam fortes! =)

bjo!!!

argas disse...

Que delícia! :D

angela disse...

Laurinha, que pão perfeito! felizmente tenho estas ervas na horta não vejo a hora de fazer. adorei!

Letrícia disse...

Parece tão gostoso... receita anotada!

Beijos e bom final de semana!

♥ mesa para 4 disse...

Hummm que rico pãozinho...passa-me aí essa fatia...

Paladares da Isa disse...

Mas que belo pãozinho!
Com manteiguinha agora que ía
Bjos

*-...-* Ana Anita *-...-* disse...

Só discordei da última frase...

Deixar esfriar...Eu como quente mesmo! hehehehehehe

Adorei...uma delícia!

Laurinha,

Te deixei um mimo em meu blog, se quiser é claro, não sinta-se obrigada... caso aceite, o link está aqui, para facilitar...

http://receitasuruguai-brasil.blogspot.com/2009/03/super-chefeu-to-me-achando-hehehehehe.html

Besitos

Anônimo disse...

Laurinha, você sabe do meu amor pelos pães....amei esta receita, já vou marcar para fazer!
As fotos dão água na boca!
Um beijo e saudades!

Fabi disse...

Laurinha, sempre arrasando nos pães!! Bjos!

cucchiaiopieno.com.br disse...

Tenho verdadeira paixao por paes e este é irresistivel! Nada melhor que ervas fresquinhas, o gosto é outro! Bjim

Iliane disse...

Laurinha querida..você realmente dá show nesse quesito:pães!!maravilhoso êsse ai..ainda mais tendo todas essas ervas fresquinhas no quintal..tudo de bom!!!..a mim..bastaria o pão ainda quentinho..iria amar..bjus..parabens

Olívia disse...

que delícia, to com água na boca, mas eu sou uma negação no quesito pão!!
beijoca
olivia

Nana disse...

Linda, eu comeria quente mesmo, do jeito que sou gulosa para pão rs
Eu só não tenho tomilho na hortinha snif
bjs

Luciana B. disse...

Laurinha, que delícia!! Ficou "profissa"... :)
Assim que eu fizer a hortinha na casa nova (acho que me mudo em duas semanas) vou fazer este para inaugurar a casa.
Bjs!

ameixa seca disse...

Laurinha, que lindo pão! Adorei ele assim todo enroladinho :) E o sabor deve ser excelente!

Marcia Rosa disse...

Hummm, passar por aqui de barriga vazia, não dá, não! estou sentindo o cheirinho de pão!
bjs

Marly disse...

Ai,ai, ai, eu ando tão doida pra comer um pãozinho caseiro, que cheguei a fazer um (ontem) com uma dessas farinhas, "para pão" que a gente compra no supermercado (cujo nome é o de famosa marca de fermento).Cresceu e ficou bonito mas o gosto - em minha opinião - não é tão bom quanto o
realmente caseiro (embora dê trabalho do mesmo jeito!). Chego aqui e encontro o pão com o qual estive sonhando, affe!

Sweet disse...

Sou apaixonada por pães artesanais, e ervas melhor ainda.. ta anotado !
bks

Claudia Lima disse...

Ficou um capricho só este pão!
Sou louca por pães caseiros. Hoje mesmo assei uma fornada.
Bjs :)

Dany disse...

Hum !!Laurinha essse pão deve tá uma delícia e pra mim que estou gravidinha então,como por 3 por mim e pelos gêmeos.
bjs

laila radice disse...

como sua cozinah esta linda... espacosa... e que lindas as fotos e os pratos... esta arrasando! bjosss

Anônimo disse...

Laurinhas, primeiro gostaria de parabenizá-la pelo blog, sou sua fã!Depois, queria te pedir uma ajudinha...fico encantada com os pães que vc faz, principalmente os italianos...fico curiosa...vc usa forno elétrico ou convencional? e essa casquinha super crocante por cima, qual o segredo? se puder me ajudar ficarei super contente!!!Te aguardo, e parabéns de novo! Abraço, Renata

Laurinha disse...

Nina, isso são horas de de estar acordada, menina!! :DD

Joana G., tb adoro pão assando... é a notícia do porvir!

Argas, ficou uma delícia mesmo!

Angela, a combinação deste trio foi muito feliz, o pão ficou bem aromático.

Letrícia, experimente, e depois me conte!

Mesa para 4, é prá já!

Isa, ui, adoro um pãozinho com manteiga!

Anita, vou lá jájá!

Verena, já está se preparando para o próximo WBD?

Fabi, esta é um que volta para a to-do-list!

Iliane, um pão fresquinho, aiai, tb adoro!

Olívia, é só começar, e ir treinando, treinando...

Nana, use outra ervinha....

Lu B., ervas frscas em casa é um luxo... aqui em SP num dá nadica de nada...

Ameixinha, fiquei apreensiva com a massa, super mole, mas adorei o resultado!

Marcia, :DDD, então, sirva-se!

Marly, nunca utilizei estas misturas prontas para pães caseiros... fico super curiosa, mas agora, sei não se me aventuro...

Claregina, ervas aromáticas são tudo de bom, valorizam demais um prato, um pão...

Claudia, aqui em casa o forno não pára...

Dany, se pudesse, passava aí e te deixava um pão fresquinho procê...

Lindinha, saudades!!! Que bom te ver!

Renata, fiquei super feliz com seus comentários. Obrigada!!!!
E ref os pães, normalmente asso pão no forno a gás, comum. O que faço é colocar uma assadeira no assoalho do forno já pré-aquecido, depois o pão na grade intermediária, e 1 litro de água fervente na assadeira. Fecho a porta do forno e deixo o vapor nos primeiros 10 minutos do forno. Depois retiro a assadeira e o pão continua a assar. Desta forma, 'retarda-se' um tantinho a formação da 'casca' na superfície do pão, permitindo que ele cresça mais um tantinho. A casquinha fica bem crocante e o pão, delicioso. às vezes, ao invés de água fervente, coloco cubos de gelo, e a cada 2 minutos, borrifo um tantinho de água nas paredes do forno. No forno elétrico não borrifo água, só a água fervente mesmo.
Ah, e antes do pão ir ao forno ele tb recebe umas borrifadas de água...

Beijinhos, meninas!!!

Nani disse...

Laurinha adoro receitas tipicas e esse pão menina ficou uma maravilha, alias voc~e anada caprichando nos pães que anda fazendo hein?!
Beijos

Unknown disse...

ADorei sua pitadinhas,, estava procurando receita de pao integral.. e te achei.. puxa que coisas lindas e deliciosas. Vou fazer depois volto. Obrigada.
Silvia

Laurinha disse...

Olá Silvia!

Fiquei super contente com sua visita... volte sempre!

Beijinhos

Anônimo disse...

Laurinha, cade você? Amei seu blog, porque não continua?

Josete disse...

Laurinha, você encontra os cortadores de boneco de neve em dois endereços, os dois em São paulo. Nas lojas Santo Antonio e no Barra Doce. Eu mandei buscar e amei.