segunda-feira, 16 de março de 2009

Legumes Assados com Queijo

.



Tomei como base esta berinjela que a Pat apresentou outro dia e preparei no final de semana, para beliscar com um pãozinho enquanto os ‘meninos’ bebericavam uma cerveja geladinha!
Delícia!!!


para 4-6 porções
2 dentes de alho
2 pimentões amarelos
fiozinho de azeite
2 berinjelas em fatias
fio de azeite de oliva
500g de tomates-cereja cortados ao meio
100g queijo tipo muçarela, ralado
50g queijo tipo parmesão, ralado
folhinhas de manjericão fresco
Sal, pimenta gosto



Pré-aqueça o forno a 200ºC.
Coloque o alho em uma folha de papel alumínio próprio para fins alimentícios, regue com um fiozico de azeite, feche o papel formando uma trouxinha e reserve.
Lave e enxugue os pimentões. Tire a pele dos pimentões. Veja aqui como fazer, fácil, fácil. Corte o pimentão em tirinhas; reserve.
Lave e enxuge as berinjelas. Corte-as em fatias de cerca de 1cm de largura. Reserve.
Lave e enxugue os tomates; corte-os ao meio; reserve.
.
Pré-aqueça o forno a 180ºC.
.
Pincele azeite em uma assadeira grande e coloque as fatias de berinjela; pincele azeite em cada uma; acomode os tomates, com o corte virado para cima; acomode a trouxinha de alho; coloque também o pimentão. Regue tudo com um fiozinho de azeite.
.
Leve a assadeira ao forno. Após uns 10 minutos, vire as berinjelas e o pimentão, para que dourem por igual. Após 10 minutos, verifique: se as berinjelas já estiverem levemente tostadas, retire-as do forno, para que não amarguem. Coloque a assadeira no forno novamente, mais uns 15 minutos.

Retire a assadeira do forno. Reire o alho da trouxinha, e misture todos os ingredientes,inclusive a berinjela, temperando com sal e pimenta.
Distribua a muçarela sobre os legumes, salpique o parmesão, umas folhinhas de manjericão fresquinho, regue com mais um fiozico de azeite e leve ao forno para derreter os queijos e gratinar.

Sirva em seguida e delicie-se!!
.

25 comentários:

Paladares da Isa disse...

Laurinha,

Adorei a sugestão!
Bjos e boa semana

angela disse...

muito bom! adorei. beijos

Nani disse...

Menina que excelente idéia!!!
Eu como mineira nem gosto de queijo, rs
Serve para acompanhar além da cerveja um almoço também.
Beijos e ótima semana!

Marly disse...

Laurinha,

Isso me lembrou meu falecido pai
(mineiro) que gostava de por queijo em tudo!
Berinjela+Azeite+alho+pimentão+
manjericão? Não precisa dizer mais nada, deve ter ficado delicioso!
Beijinho e boa semana!

ameixa seca disse...

Estas receitas são a minha perdição, envolvendo queijo gratinado eu fico logo de água na boca :)

Iliane disse...

amo muito tudo isso..e..ainda juntos?:deve ter ficado delicioso..bjus

Letrícia disse...

Nossa, deve ser bom demais, Laurinha! Beijos!

Cláudia disse...

Comidinhas para lambiscar com uma cervejinha é comigo mesma! Depois reclamo que é duro emagrecer! Mas isto tudo é muito bom, ainda mais com a magnífica berinjela!

bjs

Obs. Laurinha, sabia que vc gostava de iogurte, tanto que procurei no seu blog, mas não achei. Lembrei-me da Rosi, e realmente ficou uma delícia. Faça também!

Silvia Arruda disse...

Este prato é do jeitinho que eu gosto. Receita anotada!
Beijos!

Leonor de Sousa Bastos disse...

Adorei o seu prato!...é uma ideia óptima mesmo para acompanhar uma carne ou um peixe ou servir como entrada! :)

Mas que delicia!

Andrea Dohashi disse...

Menina isso tudo é muito ruim, imagina você se estou com água na boca, tsic, tsic, quase nada!
Afê você é muito má, isso sim, rs!
Adorei a sugestão, como sempre né?
Beijos

Unknown disse...

parecem uma delícia. jinhossssssssss

Claudia Lima disse...

O prato ficou lindo! Super caprichado.
O queijinho derretido por cima é sempre uma grande tentação!
Bjs :)

K disse...

VOU EXPERIMENTAR, COM A CERVEJINHA É CLARO
BEIJOKAS

carmencita disse...

Que perdição, maravilho esses legumes, assadinhos assim com alho e o queijo, meu filho vai amar.Porque eu já estou aquí babando, gostei também da berinjela da Patrícia.Só me faltam os pimentões amarelos. Vou fazer pra agradar meu filho e matar minha vontade ah se vou.Bjss

Lourdes Sabioni disse...

Gente isso devia estar tudo de Bão!!! Já anotei pra fazer no final de semana pro maridão. Bjs

Laurinha disse...

Isa, foi super aprovado aqui em casa!

Angela, uma roupagem diferente aos legumes-nossos-de-cada-dia!

Naninha, e como! `as vezes, só um pão pita, já está ótimo!

Marly, mineira não sou, mas adoro um queijo...

Ameixinha, e fácil de fazer, super saboroso.

Iliane, já pensou, estes legumes, mais seus patês, que lanche bom iria ficar hein!

Claúdia, sair da linha de vez em quando faz bem! :DD
re iogurte/coalhada, já fizzzzzzzz

Silvinha, e vai bem como acompanhamento de uma carne grelhada...

Leoneor, isso mesmo, até como um finge food, servindo pedacinhos em uma torradinha....

Andrea, má não.... magoou...

Sónia, experimente!

Claudia, estes queijinhos derretidos... se pudesse, acompanhavam um prato todos os dias!! :DD

Ana, OK! depois me conte...

Carmencita, faça sua seleção de legumes, caso tenha outro(s) preferido...

Lourdes, e fica bem leve, super saboroso!

Beijinhos, meninas!!

Sylvia disse...

Adoro beringelas com queijo entao , uam delicia.Ideal mesmo para uma cervejinha gelada
Beijos

risonha disse...

Parceirinha, legumes gratinados é tudo de bom.

Ana disse...

Menina,seu blog é bom d++++++,voltarei.
´Saí levado sua receita de empada de queijo q. deve ser divina,obrigada.

Ana.

Tânia disse...

Arrasou Laurinha!!!
Juntou belezura com gostosura.....rs
Perfeito para "zakuskar"
Beijinhosss

Téia disse...

Laurinha do céu, este sim é um jeito maravilhoso de comer legumes. Lindo e apetitoso, huuuummmm. Amei. Bj grande.

Nereime disse...

Amei o colorido deste prato!!Legumes variados são sempre bem vindos...delícia...
bjs

Laurinha disse...

Sylvia, berinjela é tudo de bom! Tb adoro...

Risonha, eu até congelo, qdo preciso de um acompanhamento, já tenho, basta descongelar e aquecer, pronto!

Ana, oba! fiquei feliz! venha sempre!

Tânia, :DDD bom demais, obrigada!

Téia, prá variar um pouquinho, né não!

Nereime, acho que um prato colorido sempre aguça o apetite...

Beijinhos

Patricia Scarpin disse...

Pois eu amei a sua versão daquela receita! Também vou querer a minha porção, com pão e cerveja. :D