sexta-feira, 31 de outubro de 2008

Muffins de Chocolate com Gotinhas de Chocolate





Preparei estes muffins para meu filho levar para a filha da professora de classe dele, que esteve dodói e agora já está bem.
O engraçado é que meu filho nem é fã de ‘bolo de chocolate’, mas quando eu perguntei a ele o que preparar, ele pediu, sem titubear, os muffins de chocolate, ‘porquê eu acho que ela vai gostar’!
E usei gotinhas de chocolate ao invés dos pedaços de chocolate, ‘porquê fica mais bonito, mãe!’.

As forminhas de papel que utilizei são um pouco menores que as de tamanho padrão, então para mim rendeu 14 muffins. Fiz 12 na forma de metal e 2 nas de silicone.
O original está aqui.


Rende 12 muffins
Xícara medida 240ml
84g manteiga sem sal
120g chocolate meio-amargo, picado (sendo 60g em gotinhas)
2 xícaras farinha de trigo
2/3 xícara açúcar
1/3 xícara cacau em pó peneirado
1 colher (sopa) fermento em pó químico
½ colher (chá) bicarbonato de sódio
½ colher (chá) sal
1 ¼ xícaras buttermilk
1 ovo grande
1 colher (chá) extrato de baunilha

Para obter o buttermilk, coloque 1 colher (sopa) suco de limão em um copo medida e acrescente leite, até obter 1 ¼ xícaras. Deixe descansar e utilize após 15 minutos.
Pré-aqueça o forno a 190ºC.
Unte as forminhas para muffins ou coloque as forminhas de papel.
Apóie as forminhas sobre uma assadeira.
Derreta a manteiga com metade do chocolate pedido (60g) em banho-maria, ou no microondas. Reserve.
Em uma vasilha grande, misture a farinha com o açúcar, o fermento, o bicarbonato e o sal. Reserve.
Em uma vasilha pequena, misture o buttermilk, o ovo e a baunilha.
Coloque a mistura líquida e o chocolate derretido sobre a mistura de farinha, e misture com uma espátula o suficiente para obter uma massa ainda ‘empelotada’, não é para é para deixar a massa lisinha, como massa de bolo, senão, os muffins ficarão secos e duros. Agregue o restante do chocolate picado e coloque nas formas de muffins já preparadas.
Asse por cerca de 20 minutos – faça o teste do palito.
Retire do forno, e após 5 minutos, retire os muffins da assadeira e coloque-os sobre uma grade para esfriarem.

quarta-feira, 29 de outubro de 2008

Quindins!


Quando a Fer colocou o desafio para o mês de outubro, não sabia o que preparar. Não tenho o hábito de fazer docinhos, a não ser trufinhas, brigadeiros...
Pensando por alguns dias, procurando nos meus ‘escritos’, encontrei ‘A’ sugestão perfeita: Quindins!


Há muuuuuuito tempo que ensaio prepará-los. ADORO quindim, quindão, doce de ovos, ovos moles, fios de ovos, cocada mole, baba de moça ... OK, acho que entenderam, adoro doces a base de ovos e coco.
O quindim é um doce típico brasileiro. Gemas, açúcar e coco. Somente 3 ingredientes e o resultado é – aqui vou plagiar meu pai: alucinante!: a parte de cima do docinho é cremosa, bem brilhante, derrete na boca; o coco fica concentrado na metade de baixo, bem úmido, levemente crocante...
Ah, sobre ‘alucinante’: meu pai, quando achava que um prato, um vinho, um queijo, era delicioso, fantástico, o adjetivo máximo para ele era ‘alucinante’.




Esta receita de quindim é da União, que tenho desde sempre, e foi ratificada por e-mail quando eu solicitei uma sugestão de quindim com coco fresco... prefiro estes, com coco seco, é 100% garantido, já preparei algumas vezes, e é sempre delicioso, perfeito.
.
.
Não há truques, dicas especias, nem informações confidenciais para prepará-los. Basta seguir o modo de preparo e pronto: Quindins fantásticos!!
.
.
E para hoje, resolvi prepará-los miudinhos, elegantes, afinal, ele será o convidado de uma festa, quiçá de um casamento!
E já que são pequenos, pode-se repetir, né não?!!


Rende 20 quindins, utilizando-se forminha de 50ml cada.
Preparei estes em forminhas menores, de 25ml cada.

500g de açúcar granulado, especial para caldas, ou refinado branco
350 ml de água filtrada
20g de manteiga sem sal
100g de coco ralado seco
175ml de água quente
16 gemas passadas pela peneira (cerca de 250ml)

Manteiga para untar
açúcar para polvilhar


Ferva o açúcar com a água, até obter uma calda em ponto de fio grosso (103,5ºC). Junte a manteiga e deixe esfriar.
Acrescente o coco previamente hidratado com a água quente e as gemas, misturando bem.
Deixe descansar por 3 horas, no mínimo.
Pré-aqueça o forno a 200ºC.
Prepare uma forma para assar os quindins em banho-maria: coloque um pano de algodão no fundo da assadeira. Coloque água para ferver.
Unte muito bem as forminhas com manteiga. Polvilhe açúcar, retirando somente o excesso, sem bater, só chacoalhando.
Divida a massa entre as forminhas preparadas.
Coloque as forminhas na assadeira preparada e coloque-a no forno; com muito cuidado, coloque água quente na assadeira, de forma que a água atinja somente metade da altura dos quindins. Feche a porta do forno e deixe assar por cerca de 40-45 minutos, até começar a dourar. Cuide para que não falte água no banho-maria!
Para forminhas maiores, de cerca de 50ml, o tempo de forno sobe para 50 minutos.
Tire a assadeira do forno e as forminhas do banho-maria; desenforme os quindins morninhos, nem quente, nem frio: com a ajuda de uma faquinha com ponta, destaque as laterais, aonde o coco está grudadinho. Não afunde a faca, é somente 0,1 cm de profundidade - só um cisquinho.... Vire os docinhos em um prato/bandeja e depois, vá acomodando-os nos tapetinhos. Coloque os tapetinhos nas forminhas e ilumine a bandeja de doces com eles!




Eles devem ser servidos frios!
Agora, me digam: eles não ficaram lindos?!!


segunda-feira, 27 de outubro de 2008

Biscoitos de Aveia


Hummmmmmm, delícia!
Acabei de me deliciar com um quadradinho! Como é bom!!!



Esta é minha contribuição para o delicioso desafio do mês de outubro: Bolachas, Cookies e Biscoitos, que as queridas Leila e Cris estão promovendo.



Aprendi a fazer estes biscoitos ainda menina! A receita estava no caderninho de receitas da minha mãe, que provavelmente foi ensinada pela minha avó, sogra dela. E antes disto, não sei...
São somente 3 ingredientes e uma vasilha, só misturar e já está pronto para ir ao forno. Assa rapidinho e assim que esfria, já pode ser servido.

Perfeita companhia para um cafezinho, ou um chá, ou um chocolate quente nos dias frios...

Preparei meia receita e utilizei uma travessa refratária de cerâmica, na qual NUNCA mais irei assar estes biscoitos. Sempre fiz na assadeira de alumínio, velha conhecida, e sempre ficam perfeitos.
Como fiz meia receita, a assadeira seria muito grande, e achei que a travessa seria do tamanho perfeito. E foi. Só que os ditos grudaram, de uma tal forma, que muitos se desfizeram conforme eu tentava tirar da forma. HUMPF!!!
Só digo que os farelinhos que ficaram na forma, acabaram em segundos! Meu marido e minha filha logo deram conta do recado. Aliás, salvei alguns ‘quadradinhos’ para as fotos, senão, nem para as fotos eu teria!!

Servidos?


140 g manteiga
170 g açúcar
140 g aveia em flocos


Pré-aqueça o forno a 200ºC.
Derreta a manteiga com o açúcar e junte em seguida a aveia. Misturar bem e colocar em forma de alumínio nº 1 untada (20 x 30cm) – deverá ficar uma camada de cerca de 1 cm.
Leve ao forno até dourar ligeiramente.
Retire do forno, corte em quadradinhos e deixe esfriar para retirar da assadeira.



Sirva assim que esfriar.

sexta-feira, 24 de outubro de 2008

Schiacciata all'Uva

Outro dia à tardinha, quando cheguei em casa, uma surpresa me aguardava.
A surpresa chama-se 'La Dolce Vita', um livro lindíssimo com uma seleção de receitas de doces típicos dos lares italianos.
Fiquei maravilhada, acho que, quando folheei o livro pela primeira vez, nem respirei. Depois, na segunda folheada, fui vendo os capítulos, lendo as receitas, anotando qual (is!!) iria preparar e quando vi esta, decretei: será a primeira.



Schiacciata é um pão tradicional da Toscana/Itália, que pode ser doce ou salgado. Na época da colheita das uvas para o preparo do vinho, normalmente em outubro, é preparada doce, utilizando-se estas uvas de vinho, que podem vir no recheio, no recheio e na cobertura, ou somente na cobertura.

Eu procurei pelas uvas pretinhas, mas não é época; e não encontrei as Thompsons rosadas, só as verdes (ou brancas?).
Acabei por optar pelas red globs, que estavam bem docinhas; parti ao meio e retirei as sementes, afinal, ninguém merece caroço de uva, ou de uva-passa, ou de azeitona...
Ainda sobre as uvas, devo acrescentar que as que eu usei, apesar de estarem bem docinhas e saborosas, após o cozimento elas ficaram um tantinho pálidas, o recheio acabou por ficar rosado... E da próxima vez, acho que vou fazer com as pretinhas mesmo – quando estiver na época; e utilizá-las na cobertura, salpicadas com um tantinho de açúcar. Segui as instruções do livro para utilizar todo o caldo das uvas proveniente da marinada no açúcar. Acho que isso fez com que a massa de baixo não crescesse muito, por conta do excesso de líquido e açúcar.

Agora, sobre o pão, é realmente surpreendente. O pão em si não é doce, mas quando se saboreia a massa com as uvas, fica delicioso!!!

Valentina, obrigada mais uma vez! Você não faz idéia do quanto fiquei feliz!



Rende 1 schiacciata

Para o pão:
175ml água filtrada (ligeiramente morna, se a sova for feita manualmente)
2 colheres (sopa) açúcar cristal orgânico
3 colheres (sopa) azeite de oliva, extra virem
1 colher (chá) sal
350g farinha de trigo, especial para pães
2 colheres (chá) fermento biológico seco, instantâneo

Para o recheio:
55g açúcar cristal orgânico
450g uvas frescas, sem sementes
¼ a ½ colher (chá) sementes de anis – não usei
1 ovo batido para pincelar


Misture o fermento à farinha; acrescente o sal e o açúcar, misturando bem. Faça uma cova central e acrescente a água e o azeite, misturando bem. Sove a massa, por cerca de 5-7 minutos, até obter uma massa macia, elástica, levemente grudenta. Se necessário, acrescente mais farinha de trigo (eu não precisei...), 1 colher de cada vez. Faça uma bola e coloque em uma vasilha levemente untada. Cubra com filme plástico e deixe em um local livre de correntes de ar, até dobrar de volume. Verifique se a massa já está crescida: com 2 dedos enfarinhados, faça um buraco profundo; se ele se fechar, deixe crescer mais um pouco; se permanecer aberto, OK, já pode ser moldada.

Lave as uvas, seque-as e corte-as ao meio (Retire os caroços, se for o caso). Coloque-as em uma vasilha, acrescente as 55g de açúcar, as sementes de anis, misture bem, cubra e deixe marinando enquanto o pão cresce.
Unte uma assadeira de cerca de 22/28cm – o livro indica uma de 28x25cm.

Após o primeiro crescimento, vire a massa do pão sobre uma superfície levemente enfarinhada; e com delicadeza, dê um soquinho para retirar as bolhas de ar. Divida em 2 partes iguais (eu uso a balança...).
Com uma metade, abra um retângulo, um tantinho maior que a forma. Acomode a massa na forma.
Coloque a mistura de uvas, espalhando uniformemente por toda a superfície. Deixe uma borda de massa de cerca de 1cm livre das uvas.
Abra a outra metade da massa e coloque sobre as uvas, beliscando as bordas, para que fique bem fechada impedindo que o recheio vaze durante o assamento.
Pincele com ovo batido e deixe descansar e crescer por 15 a 20 minutos.

Pré-aqueça o forno a 200ºC.
Asse por cerca de 35-40 minutos, até ficar bem dourada.


Sirva morna, cortada em quadradinhos.

quinta-feira, 23 de outubro de 2008

Pão de Polenta, Coco e Coentro

Desde que o desafio do Rei foi lançado, passei por diversos estados de espírito...
Começou por: frustrante! Sim, frustrante! Quem acompanha o Pitadinhas sabe que eu não tolero(ava) coentro. Quando é possível, troco por salsinha e pronto. Ou simplesmente desconsiderava a presença dele na lista de ingredientes do prato...
Mas, mesmo assim, deixei anotado o convite do Rei.
Alguns dias depois, tornei a ler o convite e logo descartei... coentro, báh! Fechei o post e ignorei o Rei.

Até que resolvi dar mais uma espiadinha no post... li novamente todas as palavrinhas que estão lá escritas, destacando-se: ‘desafio’, ‘mente aberta’, ‘sedativas’.
OK, OK, vamos lá Laurinha, abra a mente, encare o desafio e se precisar, peça ajuda a um sedativo! :DD

Então, comecei a pensar... coentro, combina com que? Nordeste, Bahia, leite de coco... isso, leite de coco, disso eu gosto! Tanto nos pratos doces como nos salgados! (Ah, só para deixar registrado: também gosto do Nordeste e da Bahia!) :DD
Mas, o que preparar com coentro e leite de coco?
Achei que o caminho seria listar os ingredientes de que gosto para chegar em uma receita. E, depois de muito matutar, sapear a despensa uma vez, duas vezes... me encontrei com a polenta! 'Conheci' a polenta há pouco tempo em bolos: a primeira vez quando preparei o Bolo de Polenta e Laranja da Laila, fiquei encantada com a textura e o sabor que a polenta conferia ao bolo. Um tempo depois, foi o Bolo de Polenta, Limão e Lemoncello, wow, que delícia!!! Eles já foram repetidos algumas vezes aqui em casa, de tão deliciosos que são.

Desta forma, procurei e achei uma receita, que adaptei livremente, e preparei este Pão de Polenta, Coco e Coentro!




Ficou fantástico! Com uma textura rústica deliciosa, levemente adocicado, mas que permite tanto acompanhamentos doces como geléias e compotas, como salgados, como uma manteiguinha temperada de coentro!
Saboreá-lo quente ou ainda morno, aiai, é tudo de bom!

Arrisque e experimente! É surpreendente!

Para o pão:
½ xícara farinha de trigo
½ xícara polenta (flocos de milho pré-cozidos)
¼ xícara açúcar
½ colher (sopa) fermento em pó
uma Pitadinha de bicarbonato de sódio
½ colher (chá) sal
¼ xícara manteiga, derretida e morna
100ml leite de coco
20ml de leite
1 ovo grande, levemente batido
¼ xícara coentro picado (verificar quantidade, talvez 2 colheres sopa de coentro picado já seja suficiente...)

Para a Manteiguinha Temperada
Manteiga, em temperatura ambiente, bem macia
Coentro picadinho


Pré-aqueça o forno a 190ºC.
Unte uma forma tipo bolo inglês de tamanho pequeno com manteiga.
Prepare a manteiguinha temperada, misturando os dois ingredientes.

Prepare o pão de polenta:
Em uma vasilha grande, peneire e junte os ingredientes secos: farinha, polenta, açúcar, fermento em pó, bicarbonato de sódio e sal.
Em uma vasilha pequena, junte os líquidos: manteiga, leites e ovo.
Coloque os líquidos na vasilha grande e misture aos secos, até obter uma massa bem homogênea. Acrescente o coentro picado, misturando bem.
Coloque na forma e leve ao forno para assar, por cerca de 30 - 40 ????? minutos, até que esteja dourado – faça o teste do palito no centro do pão.
Retire a forma do forno, e após 5 minutos, retire o pão da forma e coloque-o sobre uma grade para esfriar.

Sirva quente ou morno, acompanhado da manteiguinha de coentro.

Obrigada, meninas, por ter me preporcionado a oportunidade de apreciar um tempero, que é utilizado em muitas cozinhas! E agora, na minha também!

terça-feira, 21 de outubro de 2008

Quiches de Espinafre e Gruyère e Teimosia Pior que uma Porta!

Até que ponto a teimosia atrapalha a vida....Bom, pra mim, atrapalhou, e muito!

No final de semana tinha planejado fazer umas tortinhas de chocolate... não tive tempo... OK, fica para outro dia.
Bom, já que não deu certo, hoje pensei e FIZ mini quiches de espinafre e gruyère.
Agora, olha a teimosia, pior que uma porta!
Preparei a massa, coloquei nas forminhas e levei para assar.
SÓ QUE esqueci de cobrir com peso para elas não encolherem; bom, para uma cobertura doce e cremosa, que não vai ao forno, vá lá, não fica bonito, mas... tudo bem, pois a falta das ‘paredinhas’ não teria problema, pois o creme não iria vazar. Decorando bem bonito, eu me perdoaria...
MAS a TEIMOSA aqui queria porque queria de espinafre E PEQUENAS... custava guardar as casquinhas no congelador para a doce e preparar outra casquinha, GRANDE, para a de espinafre?
NÃO, tinha de ser como eu tinha planejado.
Fiz que fiz, coloquei o espinafre, cobri com queijo, e na hora de colocar a cobertura... cadê que tinha espaço? Vazou, é lógico.... e foi pro forno, oras, ia jogar tudo no lixo???? Nananinanão!!

Bom, final da estória... não tinha mais espinafre suficiente para outra quiche... então, fico 'devendo': assim que preparar outra de espinafre, venho postar a foto, OK


Fica aqui então como deve ser feita a GRANDE! Esta é a grande vantagem de uma quiche salgada, a sua versatilidade. É só variar o 'recheio' (já que a casquinha e a 'cobertura' é sempre a mesma, para um mesmo tamanho de forma).
Esta mini, apesar não ter o recheio cremoso característico, ficou muito saborosa...
Eu usei espinafre congelado. Se você preferir, use o fresco e cozinhe-o de acordo com seu costume (no microondas, na panela sem água, ...). Esprema bem, pique miudinho e use.

Para a casquinha da quiche, fiz a mesma que utilizei na Quiche de Alho-Poró e Gorgonzola.

Recheio/Cobertura
1 colher (sopa) manteiga
1 cebola pequena, picadinha
1 maço de espinafre fresco, ou 240g de congelado
Sal, pimenta à gosto
100g queijo tipo gruyère picado
3 ½ ovos (lembre que sobrou ½ ovo da massa..)
350ml creme de leite fresco
Pitadinha de noz-moscada ralada na hora

Refogue o espinafre na manteiga com a cebola; ou, se estiver utilizando o congelado como eu: em uma panela média, coloque a manteiga e a cebola, e quando a cebola murchar, diminua a chama do gás para baixo e coloque as ‘bolinhas’ de espinafre, dê uma mexida e tampe a panela; aos poucos, dê uma olhadinha, e com uma colher vá desfazendo as bolinhas, e misturando, de forma a ajudar o descongelamento do espinafre. Quando já estiver tudo descongelado, tempere com sal e pimenta e deixe evaporar todo o líquido. Apague o fogo, e reserve.

Com a casquinha da quiche pré-assada e espinafre já frio, prepare a quiche para ser assada:
Bata os ovos levemente e junte o leite e o creme de leite. Tempere com sal, pimenta e noz-moscada.
Na casquinha, coloque o espinafre, espalhe o queijo e cubra com a mistura de ovos.
Leve ao forno do cerca de 30-35 minutos, até dourar levemente.


Aguarde esfriar um pouco para partir e servir.


sábado, 18 de outubro de 2008

Panquecas de Queijo Cottage



Desejo de Rita Palita: uma delícia preparada com queijo cottage! Sim Sra, é prá já!
.
Procurei, procurei, procurei...e escolhi esta sugestão - que adaptei ao desejo atual.
.
.
Afinal, nada como começar o dia com um café da manhã saboroso, e leve!
.


Estas pancakes ficam deliciosas, levinhas, levemente adocicadas, perfeitas um café da manhã com estilo! Eu prefei servir as minhas com um fiozinho de mel e iogurte desnatado espesso (deixei escorrendo sobre um paninho fino para escorrer um pouco do soro).
O perfume do limão, com o leve ácido do iogurte e com o docinho do mel, ficou fantástico!!! Será repetida outras vezes, com certeza!

Agora, quem quiser, pode servir polvilhada com um tantinho de açúcar de confeiteiro, acompanhar com frutas frescas, mapple syrup, caldinha de chocolate, geléias, manteiguinha, ....


Espero que gostem!



Rende 10 pancakes de cerca de 9-10cm de largura
xícara medida 240ml

4 ovos grandes, gemas e claras separadas
1 1/3 xícaras cottage
1 colher (sopa) açúcar
1 ½ colheres (sopa) casca ralada de limão siciliano
½ colher (chá) essência de baunilha
½ xícara farinha de trigo
1 pitadinha sal

Manteiga derretida para untar


Em uma vasilha, misture as gemas, o cottage, o açúcar, a baunilha e as raspas de limão; acrescente a farinha, misturando levemente até ficar homogêneo; não misture demais, somente o suficiente!
Aqueça uma frigideira de fundo grosso.
Bata as claras em neve com uma pitadinha de sal, até que fiquem com picos.
Acrescente delicadamente as claras em neve, aos poucos, na mistura de ricota, até que esteja tudo bem incorporado.

Unte levemente a frigideira com um tantinho de manteiga, e coloque cerca de ¼ de xícara de massa para formar uma panqueca; deixe ‘fritar’ por 1 a 2 minutos; vire a panqueca, com auxílio de uma espátula; deixe ‘fritar’ do outro lado, por 1 a 2 minutos, até que fique dourada; retire e acomode em um prato, aquecido. Prossiga fazendo as panquecas, até o restante da massa.
Sirva imediatamente.

sexta-feira, 17 de outubro de 2008

Pasteizinhos Assados


Estes pasteizinhos são deliciosos!
A massa fica crocante, saborosa; permite diversos tipos de recheio: carnes, defumados, verduras, queijos, legumes, cogumelos... o que a imaginação – e o paladar permitirem. É só consultar a despensa/geladeira, e eleger o recheio da vez.

Desta vez preparei um recheio de palmito refogadinho no azeite, com cebola, tomate, temperinhos e um tantinho de requeijão cremoso, só para ‘unir todo mundo’.

É um ótimo acompanhamento para uma refeição, ou mesmo em um lanchinho.

Rende 28 pasteizinhos, cortados com aro de 8cm
2 xícaras (chá) farinha de trigo
1 xícara (chá) amido de milho
1 colher (chá) sal
200g manteiga, em cubinhos
2 gemas
½ xícara (chá) iogurte natural

Para pincelar
1 gema , misturada com 1 colher (sopa) água


Peneire os ingredientes secos, misturando bem; acrescente a manteiga e faça uma farofinha, com a ajuda de duas facas, ou no processador; junte as gemas, e o iogurte aos poucos, até que se forme uma bola. Não trabalhe demais a massa, só o suficiente para dar liga. Coloque a massa em um recipiente, cubra e deixe descansar por 15 minutos. Resultará em uma massa macia, fácil e gostosa de ser trabalhada.
Pré-aqueça o forno a 180ºC.
Em uma superfície levemente enfarinhada, abra a massa, com a ajuda de um rolo, em torno de 3mm de espessura.
Corte a massa no formato desejado, coloque o recheio frio, feche apertando as bordas para unir bem, para que o pastelzinho não abra durante o assamento.
Acomode os pasteizinhos em uma assadeira (não precisa untar). Pincele com a gema misturada com a água.
Leve ao forno por cerca de 20 minutos.

quarta-feira, 15 de outubro de 2008

Muffins de Canela com Gotas de Chocolate



Preparei estes muffins para presentear minhas 'tias' da academia pelo dia dos professores.
Já deixei todos os ingredientes separados ontem à noite; hoje de manhã, assim que acordei, foi só misturar os líquidos aos secos, e colocar para assar.

Foi só aguardar esfriarem um tantinho e confirmamos: D E L I C I O S O S! A massa, levemente perfumada de canela é macia; o açúcar mascavo completou com um toque caramelado e o chocolate, aiai, ainda estava bem macio .... um dos melhores muffins que eu já experimentei!

Que tal? Alguém está servido?


Xícara medida 240ml
1 ½ xícara de farinha de trigo
1/3 xícara de açúcar granulado
¼ xícara de açúcar mascavo – meça bem apertadinho
½ colher (chá) fermento em pó
½ colher (chá) bicarbonato de sódio
½ colher (chá) canela em pó
½ colher (chá) sal
2 ovos
½ xícara manteiga sem sal, derretida e levemente esfriada
½ xícara leite
1 colher (chá) extrato de baunilha
1 xícara gotas de chocolate

Pré-aqueça o forno a 190ºC.
Unte com manteiga ou forre com papel 12 forminhas de muffins.
Em uma vasilha grande, misture a farinha, os açúcares, os fermentos, a canela e o sal. Reserve.
Em outra vasilha, bata os ovos, junte a manteiga derretida, o leite e a baunilha.
Coloque a mistura líquida na mistura de farinhas, mexa levemente, junte as gotinhas, misture só mais um tantinho. Não misture em demasia, não é para ficar com aparência nem consistência de massa de bolo, senão os muffins ficarão duros!
Com ajuda de 2 colheres, coloque a massa nas forminhas de muffins já preparadas, enchendo somente 2/3 da capacidade delas.
Leve para o forno e deixe por 20-22 minutos - o suficiente para o teste do palito dar OK!
Sirva-os ainda morninhos!



segunda-feira, 13 de outubro de 2008

Bolo de Frutas Secas e Especiarias


Ontem eu estava com uma vontade doida para fazer um bolo!
Mas qual? Passei os olhos pelos brancos, de chocolate, os fofinhos, os recheados, invertidos, com farinha integral... até que escolhi um de frutas secas! Hummmm, há tempos que não fazia um!
Uma sapeada rápida no freezer... OK, não tenho todas as frutas conforme o original, mas posso fazer com as que tenho em casa!

As frutas secas congelam muito bem, e descongelam também! E bem rápido!
Basta congelá-las em aberto, e quando virarem ‘pedrinhas’, coloco-as em uma vasilha com tampa – caso sobre espaço, eu preencho com papel toalha amassadinho, para não formar cristais de gelo... Quando quero utilizar, retiro somente a quantidade necessária, preencho a vasilha com mais papel toalha, fecho a tampa e freezer novamente!
Aquelas que foram retiradas do freezer, deixo em uma vasilha com tampa, em cima da mesa mesmo, não marquei o tempo, mas acredito que em 20-30 minutos já estavam perfeitas, macias, do jeitinho que estavam pouco antes de serem congeladas!

Num instantinho o bolo já estava no forno – um bolo perfumado, macio e feito com as minhas frutas secas preferidas!

E vocês, gostam de frutas secas? Qual a sua preferida?


Xícara medida 240ml
1 ½ xícaras farinha de trigo
½ xícara de ameixas seca, picadas
2/3 xícara açúcar granulado orgânico
¼ colher (chá) sal
1 colher (chá) pimenta da jamaica
1 colher (chá) noz-moscada ralada na hora
1 colher (chá) bicarbonato de sódio
1 xícara buttermilk
½ xícara manteiga derretida
½ colher (chá) essência de baunilha
½ xícara damascos secos picados
½ xícara uvas-passas escuras sem caroço
½ xícara uvas-passas claras sem caroço


Prepare o buttermilk: coloque 1 colher (sopa) de suco de limão, espremido na hora, em uma xícara, e complete com leite, até atingir 240ml. Aguarde 15 minutos e utilize.

Pré-aqueça o forno a 165ºC.
Unte e enfarinhe uma forma média de bolo inglês. Porém, ao ver a quantidade de massa, optei por fazer 4 bolinhos tamanho muffins e colocar o restante da massa na forma de bolo inglês.

Pique - eu gosto de cortar com tesoura, a ameixa e o damasco e coloque em uma vasilha; da farinha já medida, retire ½ xícara de farinha e misture às frutas, para deixá-las mais soltinhas na massa e evitar que ‘afundem’ no bolo; junte as uvas-passas, e misture bem.

Em uma vasilha grande, peneire a farinha de trigo, açúcar, sal, especiarias e bicarbonato de sódio, misturando bem; junte a mistura de frutas com farinha, misture e reserve.
Em uma vasilha pequena, junte o buttermilk, a manteiga derretida e a essência de baunilha.
Junte a mistura dos ‘secos’ com os líquidos, misturando bem e coloque na(s) forma(s) já preparada(s), nivelando a superfície com uma epátula.
Leve ao forno por 50-55 minutos, até que esteja bem dourado e o bolo já esteja ‘soltando’ das laterais da forma. Faça o teste do palito no centro do bolo, se sair limpo, estará pronto. Os bolinhos ficaram prontos após 25 minutos.
Retire a forma do forno e coloque-a para esfriar sobre uma grade.
Após 10 minutos, retire o bolo da forma, deixe-o amornar/esfriar sobre uma grade.

O bolo é delicioso!!! Morninho então, aiai, demais de bom!!!
Pode ser conservado, coberto, em temperatura ambiente fresca, ou sob refrigeração.

quarta-feira, 8 de outubro de 2008

No-Knead Bread, Versão Rápida!


Eu sei, eu sei... pão, de novo?
Mas é que eu não agüentei esperar para publicar depois, quis logo vir contar!

Lembram-se no famoso No-Knead Bread, feito por uma famosa bakery de New York, a Sullivan St. Bakery? O New York Times fez uma reportagem e publicou a receita e foi uma ‘febre’ nos foodblogs.
Vi pela primeira vez no blog da querida Cris, e fiquei maravilhada...
O pão é feito de farinha, sal, fermento e água somente, e tem uma massa tão líquida, que é impossível de ser sovada, mesmo que você queira! Em menos de 1 minuto os ingredientes são misturados e depois a massa fica descansando por 12 a 18 horas. É moldada, cresce e forno! Pronto!

Pois o mesmo jornal publicou agora uma ‘versão rápida’ do pão, que fica pronto em menos de 6 horas!

E eu fiz! Uma versão simples, que ficou ótima! Preparei logo após o almoço e na hora do jantar o pão já estava pronto, fresquíssimo, delicioso! E sem trabalheira!
Então, para aqueles que tem receio em fazer pão em casa, taí uma excelente opção: nada de sova, formatos diferentes, formas especiais... Experimentem!!!


Xícara medida 240ml
3 xícaras farinha de trigo especial para pães
2 ½ colheres (chá) fermento biológico instantâneo seco
1 ½ colheres (chá) sal - usei uma mistura com ervas aromáticas orgânicas, secas e sal
1 ½ xícaras água filtrada
Óleo para untar


Misture o fermento à farinha.
Coloque todos os ingredientes em uma vasilha e misture com a ajuda de uma colher de pau, somente até ligar os ingredientes, no máximo por 1 minuto. Eu misturei com as pontas dos dedos mesmo...
Cubra a vasilha com plástico e deixe em local livre de correntes de ar em temperatura ambiente, por 4 horas - eu deixei na prateleira mais alta da despensa. E não mexa!

Unte levemente com óleo uma superfície e vire a massa sobre ela; puxe uma das ‘pontas’ da massa para o centro, outra ‘ponta’ e pronto! Cubra com filme e deixe descansar por 30 minutos.

Escolha aonde vai assar o pão: panela de ferro ou esmaltada, ou refratário de vidro ou de cerâmica, todos com tampa. Eu assei em um refratário de vidro.
Coloque o recipiente com a tampa no forno e ligue o forno beeeem quente. – Se ferro ou esmalte, ligue o forno assim que colocar a massa para descansar; se refratário de vidro, após 15 minutos de descanso, ligue o forno.

Passados os 30 minutos de descanso da massa, retire com cuidado o recipiente do forno; coloque a mão por baixo da massa e rapidamente coloque-a no recipiente; dê uma chacoalhada no recipiente, para a massa ficar mais ou menos nivelada, tampe e leve ao forno – cuidado para não se queimar!
Deixe assar por 30 minutos, retire a tampa e deixe mais 15 a 30 minutos, até obter um pão bem dourado.
Retire o pão do recipiente, e coloque-o sobre uma grade para esfriar.

E delicie-se com um azeite, ou pastinha de alho (ainda vou preparar o post...), ou ...

segunda-feira, 6 de outubro de 2008

Pão Branco, Clássico, Delicioso!


No café da manhã na chez Laurinha...

Meu filho gosta de pães mais macios. Adora com requeijão, ‘bastante tá, mãe!’.
Minha filha prefere torradas de pães sem sementes, e passar manteiguinha nelas assim que saem da torradeira!
Meu marido topa qualquer um, sempre come um sanduiche recheado com queijo.
Eu adoro pães com centeio, com sementes ou não, mas pode ser de aveia, ou com trigo integral, ou ….
Então, sempre tenho alguns no freezer, para agradar a todos.
Faço sempre os pães em casa, acho que não tem nada mais delicioso que o cheiro de pães assando em casa. E prepará-los com ingredientes de qualidade significa saúde e carinho à família.

Este é um pão branco que repito sempre: fica delicioso, macio, e as torradas dele são ótimas; as french toast então, aiai, de repetir!
Experimente! Aqui em casa 'gregos e troianos' aprovaram…


Original aqui.
Xícara medida 240ml
2 ½ xícaras água morna
1 colher (sopa) açúcar granulado orgânico
1 colher (sopa) sal
7 xícaras de farinha de trigo especial para pães
2 ½ colheres (chá) fermento biológico seco instantâneo
4 colheres (sopa) manteiga, rasinhas, amolecida

Misture o fermento à 6 xícaras de farinha de trigo, acrescente o sal, o açúcar e a água. Pode ser feito à mão, com a ajuda de uma colher de pau ou em uma batedeira com o gancho. Ou mesmo na panificadora, observando a ordem dos ingredientes, conforme instrução do fabricante.
Sove a massa, acrescentando a farinha restante, até que ela fique macia, não grudenta. Eu usei o total da farinha pedida na receita, mas vá acrescentando aos poucos, para não tornar uma massa seca....
Acrescente então a manteiga, sovando até que ela seja totalmente absorvida pela massa. Resultará numa massa linda, macia, fácil de ser trabalhada... anunciando um pão delicioso.
Forme então uma bola, ‘amarrando’ a massa por baixo – na superfície de trabalho, sem farinha, segure a bola pela mão e puxe-a levemente ao seu encontro, sem rolá-la; ela resistirá um pouco, ‘esticando’ a massa da superfície de cima da bola; dê um giro de 90º na massa e puxe-a novamente... repita mais 1 ou duas vezes.
Coloque a massa com a emenda para baixo em uma vasilha levemente untada, cubra e deixe crescer por cerca de 1-1 ½ horas, até que dobre de volume. Deixe em um local livre de correntes de ar. Tempo menor para climas mais quentes; tempo maior para climas mais frios.
Unte com manteiga 2 formas de pães tamanho médio (cerca de 20 x 10cm).
Retire a massa da vasilha e vire-a em uma superfície levemente enfarinhada; divida a massa em duas partes iguais e retire o ar da massa: com movimentos leves e delicados, dê um soquinho no centro da massa, puxe levemente uma das ‘pontas’ da massa para o centro, afunde-a, gire a massa em 90º, puxe mais uma ponta para o centro... e repita o método mais 1 ou 2 vezes. Forme uma bola e deixe a massa descansar por 5 minutos. Faça o mesmo com a outra metade da massa.

Com o auxílio de um rolo, abra cada massa formando um retângulo, com aproximadamente de 22 x 30cm de lados. Dobre a massa estilo envelope: com as duas mãos, pegue a massa pelo lado menor e sobreponha-a, ocupando 2/3 do retângulo; com a lateral da mão, aperte a emenda, para que fique bem ‘colado’; cubra com o 1/3 restante, ‘colando’ bem na emenda, obtendo então um retângulo de aproximadamente 22 x 10 cm. Vire o retângulo, de modo que a emenda fique para cima, e de cada lado, puxe um tantinho de massa para cima, fazendo uma abinha, e dobre sobre o pão, ‘colando’ bem, para que não abra.
Coloque então o pão na forma com as emendas para baixo, cubra com plástico levemente untado e deixe crescer por cerca de 1 hora.
Pré-aqueça o forno a 190ºC.
Leve o pão para assar, por cerca de 35-40 minutos, até que fique bem dourado e que ao bater com o nó do dedo no fundo do pão o som seja oco.
Retire da forma e coloque sobre uma grade para esfriar, por cerca de 2 a 3 horas.

sexta-feira, 3 de outubro de 2008

Goulash


Ou quase....
Eu tinha certeza de que eu tinha pimentão sem pele no freezer - quando eu compro pimentão, eu já tiro a pele de todos e congelo em porções; quando quero preparar algo com pimentão, é só descongelar uma porção e utilizar...
A carne já estava temperada, demais ingredientes em cima da pia, e... 'cadê meu pimentão que estava aqui?' ... pois é, para minha tristeza, o 'estoque estava zerado'...
Então, foi assim que fiz, um quase goulash....que ficou delicioso. Uma refeição simples e saborosa!
Servidos?


Para 4-6 porções
500g carne de vaca cortada em cubinhos (usei músculo)
2 colheres (sopa) óleo
1 cebola grande picada
1 dente de alho picadinho
¼ xícara vinho tinto
2 colheres (chá) páprica doce
½ xícara de molho de tomate caseiro
2 xícaras de água fervente
Sal e pimenta


Tempere a carne com um tantinho de sal, pimenta e alho picado, com um mínimo de 2 horas de antecedência.
Em uma panela grande, doure a carne em fogo alto e reserve-a aquecida; na mesma panela, sem lavar, coloque a cebola e leve ao fogo alto, para dourar; acrescente a carne e o vinho tinto, mexendo até evaporar o líquido.
Junte o tomate, a páprica e a água fervente e deixe cozinhando, em fogo baixo e com a panela tampada, até que a carne esteja cozida, macia e saborosa. Mexa de vez em quando e pingue mais água quente se necessário. Acerte o sal/pimenta.
Sirva em seguida.

quarta-feira, 1 de outubro de 2008

Salada de Batatas e Palmito


No final de semana comprei umas batatinhas bolinha para preparar uma salada e ontem, pensando em como eu ia prepará-las, me lembrei desta, da Patricia do TK.
Então, segui a dica dela e acrescentei palmito picadinho, refogado no azeite e cebola.
Uma sugestão simples e deliciosa para acompanhar uma carne grelhada.
Espero que gostem! (A foto não ficou nadica boa, mas a saladinha, ah, ela ficou ótima!!! :DD)

Para 4-6 porções
200g palmito em conserva drenado e picado
1 colher (sopa) azeite de oliva
2 colheres (sopa) cebola picadinha
Sal

500g de batatas bolinhas com casca
1 colher (sopa) azeite de oliva
suco e raspas da casca de 1 limão siciliano
sal e Lemon & Pepper

Em uma panelinha, refogue levemente a cebola no azeite, acrescente o palmito e mexa bem, até que todo o líquido da panelinha evapore. Tempere com sal e reserve.

Cozinhe as batatas em uma panela grande, com água fervente levemente salgada, até que fiquem macias (mas não desmanchando!); escorra bem, e volte as batatas à panela, em fogo bem baixinho, para que as batatinhas terminem de secar.
Assim que você conseguir lidar com as batatas, descasque-as e vá colocando em um recipiente. Não espere que elas esfriem, pois 1) ficará mais difícil de descascar e 2) as batatas não ‘pegarão’ o sabor do molho...

Coloque o azeite, o suco e as raspas de limão numa tigela grande e misture bem. Adicione as batatas ainda quentes, tempere com sal e pimenta e mexa bem; acrescente o palmito refogado reservado, misture mais um pouco e reserve.
Sirva assim que esfriar.